quinta-feira, 16 de julho de 2009



Calcário


Calcário é originário de rocha sedimentares, contendo carbonato de cálcio e magnésio. O calcário dolomitico contém carbonato de cálcio e magnésio.

Outros tipos de calcário:
Margas, caliche, tufo, conquífero, giz, recifal, travertino e dolomita.
Formas que se encontra na natureza são usados como: cimento, cal para solo de agricultura, giz, metarlugia, vidro, ornamental.




Calagem do solo
Calagem é uma das etapas para os preparos do solo, para cultivo agrícola, que aplica calcário para poder elevado para teores de cálcio e magnésio com alumínio trivalente (elemento tóxico para a planta) e para corrigir o ph do solo para um desenvolvimento satisfatório de cultura.
A acidez já por sua vez é um problema comum que todos os tipos de solos daqui do Brasil.
No total são 285.000.000 de hectares do solo que são cultivados e entre 40.000.000ou 50.000.000 do solo que precisam de correção de acidez.

Efeitos da calagem
Praticamente, só os solos com o ph abaixo de 5,5, e superior de 7,0 apresenta problemas relacionados com a disponibilidade de alguns nutrientes, simplificação de nitrogênio e enxofre etc.


Efeitos físicos
Granulação das partículas (estruturas, porosidades, permeabilidade e aeração) são alguns efeitos físicos do solo podendo ocorrer.
Efeitos Químicos
.assimilação de cálcio, magnésio, fósforo e molibdênio.
.acidez.
. Solubilidade do alumínio, ferro e manganês.

Efeitos biológicos. Estímulo da vida microbiana



Coleta de amostra de solo
A coleta de amostra de solo, não pode ser feito perto de formigueiro, depósito de adubo, esterco, resto de cultura etc. Para cultura anual a profundidade da coleta é de 20 cm e de 40 cm para culturas perenes.









Nenhum comentário:

Postar um comentário